A ausência de um lugar enunciativo para as mulheres em <i>O Conto da Aia</i>: uma análise benvenistiana

Auteurs-es

  • Louise Ariane da Campo Universidade Federal de Pelotas
  • Carolina Alves Peres Universidade Federal de Pelotas
  • Suelen Aires Boettge Universidade Federal de Pelotas

DOI :

https://doi.org/10.22456/2236-6385.103231

Mots-clés :

Teoria Enunciativa, não-pessoa, O Conto da Aia

Résumé

O presente artigo tem o intuito de apresentar uma análise enunciativa da obra O Conto da Aia de Margaret Atwood. Para isso, utilizou-se como aporte teórico-metodológico a teoria enunciativa de Émile Benveniste e, também, as reflexões acerca do sistema trinitário propostas por Dufour. O principal objetivo do trabalho é abordar a questão da falta de um lugar enunciativo para as mulheres na narrativa da obra. Para a realização da análise, levou-se em consideração as reflexões de Dufour sobre a tríade pronominal benvenistiana, principalmente no que diz respeito à noção de não-pessoa, a fim de demonstrar a falta de um lugar enunciativo para as mulheres e como elas são objetificadas de várias formas na narrativa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Louise Ariane da Campo, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Letras na linha de pesquisa Texto, discurso e relações sociais pela Universidade Federal de Pelotas. Jornalista formada pela Universidade Federal do Pampa.

Carolina Alves Peres, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Graduada em Design Digital pela Universidade Federal de Pelotas.

Suelen Aires Boettge, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Graduada em Letras - Redação e Revisão de Textos pela Universidade Federal de Pelotas.

Références

ATWOOD, Margaret. O Conto da Aia. Tradução de Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. 5. ed. Letras e Linguística. V. 8. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1976.

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. Campinas, São Paulo: Pontes, 1989.

BÍBLIA. Provérbios. In BÍBLIA. Português. Sagrada Bíblia Católica: Antigo e Novo Testamentos. Tradução de José Simão. São Paulo: Sociedade Bíblica de Aparecida, 2008.

CAVALHEIRO, Juciane dos Santos. A relação de alteridade entre as personagens de a metamorfose. DLCV - Língua, Linguística & Literatura, v. 4, n. 1, p. 77-93, 2006.

DUFOUR, Dany-Robert. Os mistérios da trindade. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2000.

FLORES, Valdir do Nascimento. Introdução à Teoria Enunciativa de Benveniste. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2013.

KEHL, Maria Rita. A constituição literária do sujeito moderno. 2001. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/19133258/Maria-Rita-Kehl-A-constituicao-literaria-do-sujeito-moderno. Acesso em: 13 jan. 2020.

NEUMANN, Daiane. A linguagem e a vida: reflexões acerca de língua e literatura. Desenredo (PPGL/UPF), v. 14, p. 435-443, 2018.

Téléchargements

Publié-e

2020-09-23

Comment citer

CAMPO, Louise Ariane da; PERES, Carolina Alves; BOETTGE, Suelen Aires. A ausência de um lugar enunciativo para as mulheres em <i>O Conto da Aia</i>: uma análise benvenistiana. Cadernos do IL, [S. l.], n. 61, p. 40–60, 2020. DOI: 10.22456/2236-6385.103231. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103231. Acesso em: 12 août. 2026.

Numéro

Rubrique

Artigos de estudos linguísticos