OS DIÁRIOS DIALOGADOS: AS VOZES DOS ESTUDANTES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.35947Keywords:
Diário dialogado, Transposição Didática, Processo ensino-aprendizagem, Interacionismo Sociodiscursivo, VozesAbstract
RESUMO: O objetivo desse trabalho é analisar, nos diários dialogados, a voz dos alunos quanto à prática pedagógica do ensino de língua vernácula. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada com duas turmas de alunos matriculados no 1º período do curso de Arquivologia da UEPB cujos diários foram elaborados a partir das aulas de Oficina de Texto. O corpus é formado por sessenta diários. Revisa o conceito da transposição didática e de recontextualização; as condições de produção do texto são baseadas no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Concluímos que os diários dialogados possibilita o sujeito emergir como alguém que é (re)instituído através das várias práticas discursivas das quais participa e busca expressar reações e emoções, que emite avaliar diversos textos, relacionando o que é dito a alguma experiência pessoal.
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