O ENSINO E APRENDIZAGEM DA CORREÇÃO E DA RESCRITA DE TEXTOS

Autores

  • Marinalva Vieira Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Juliana Bertucci Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Karla Cristiane Pintar Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.35920

Palavras-chave:

linguagem, escrita, reescrita, avaliação.

Resumo

Neste artigo, o objetivo é discutir a relação constitutiva que existe entre escrita e reescrita, avaliação de texto e reescrita. Para tanto, analisaremos produções textuais de alunos de primeiro período de cursos de licenciaturas em diferentes áreas e também o trabalho de correção realizado por alunos de Letras, futuros professores de língua portuguesa. Por um lado, as análises desenvolvidas permitem concluir que um dos nós da produção de texto eficiente está na dificuldade que o professor de língua portuguesa tem para intervir no texto do aluno. Por outro lado, o produtor oferece textos lacunosos e vagos, reveladores de que não há compreensão, no momento da escrita, de que, para a organização dos recursos linguísticos discursivos, não se pode prescindir do trabalho de reescrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinalva Vieira Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Linguística pela Unicamp e Profa. Adjunta II da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Departamento de Línguística e Língua Portuguesa.

Juliana Bertucci Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Linguística pela Unesp e Profa. Adjunta II da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Departamento de Línguística e Língua Portuguesa.

Karla Cristiane Pintar, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Professora da Escola Básica e aluna do curso de graduação em Letras Espanhol da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Downloads

Publicado

2013-05-31

Como Citar

BARBOSA, M. V.; BARBOSA, J. B.; PINTAR, K. C. O ENSINO E APRENDIZAGEM DA CORREÇÃO E DA RESCRITA DE TEXTOS. Cadernos do IL, [S. l.], n. 46, p. 267–284, 2013. DOI: 10.22456/2236-6385.35920. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35920. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários