GÊNEROS DISCURSIVOS E AUTENTICIDADE TEXTUAL NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.35165Keywords:
Ensino de Língua Estrangeira, Gênero Discursivo, Autenticidade Textual.Abstract
Escolher um material didático adequado às reais necessidades dos educandos é um dos temas mais importantes e, ao mesmo tempo, um dos maiores desafios para os professores de Língua Estrangeira (LE). No que tange ao ensino da habilidade de leitura, destacamos dois aspectos: a autenticidade dos textos e a diversidade de gêneros discursivos. Para tanto, elegemos quatro coleções de livros didáticos, editados a partir do ano de 2004; duas delas compreendem coleções de livros produzidos no Brasil; enquanto que outras duas contemplam um material elaborado em países que têm o Inglês como língua materna. A ênfase da análise se dá nas unidades dos livros que apresentam os seguintes tempos verbais: presente, passado e futuro. A abordagem utilizada aqui é a dialógica bakhtiniana, a qual consiste em observar os enunciados na materialidade de um gênero discursivo. Com esse trabalho, pretendemos promover uma discussão sobre os tópicos abordados, bem como fornecer subsídios para o ensino/aprendizagem de LE.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.