A ARGUMENTAÇÃO NO DISCURSO DO PADRE FÁBIO DE MELO NO PROGRAMA “DE FRENTE COM GABI”: UM ESTUDO DO DISCURSO RELIGIOSO MIDIATIZADO.
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.67809Schlagworte:
mídia, discurso, religião, argumentação.Abstract
Este artigo estuda a Midiatização do discurso religioso a partir da participação do padre Fábio de Melo em uma entrevista concedida ao programa “De Frente com Gabi”. Descreveremos a organização argumentativa das respostas, para identificar as principais teses defendidas pelo enunciador e as estratégias argumentativas que foram utilizadas para defendê-las. Escolhemos para isso, aplicar conceitos ligados à Análise do Discurso, à Argumentação e à Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, que é nosso aporte teórico central. Foi possível perceber que, através das teses que identificamos, Fábio de Melo expressa suas opiniões e deixa transparecer o que a igreja pensa sobre tais polêmicas a partir de argumentos ligados à lógica e à razão e a exposição de Ethos, como virtude e solidariedade.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.