PROCESSOS ENUNCIATIVOS E IDENTIDADE SEMÂNTICA DA PREPOSIÇÃO POR

Autor/innen

  • Márcia Romero Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.35642

Schlagworte:

Teoria das Operações Enunciativas, preposição, língua portuguesa

Abstract

Este artigo busca contribuir para o estudo da riqueza de usos característicos da preposição POR no português do Brasil pelo viés de uma abordagem unitária no que se refere a seu funcionamento como unidade linguística. Serão analisadas suas contribuições semânticas para a produção do sentido dos enunciados por meio do papel que a preposição exerce nas diferentes construções nas quais aparece. Após apresentar os desafios envolvendo uma proposta de caracterização capaz de dar conta da identidade semântica de POR, propomos uma análise inspirada nos trabalhos desenvolvidos por Franckel e Paillard (2007), cujos objetivos são o de reconstituir o que há de comum entre os diferentes usos e compreender o modo como se estabelece a variação.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Márcia Romero, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade Federal de São Paulo

Professora do Departamento de Educação, Área de Língua Portuguesa. Especialidade: Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Linguística da Enunciação, Semântica Lexical.

Veröffentlicht

2013-05-31

Zitationsvorschlag

ROMERO, Márcia. PROCESSOS ENUNCIATIVOS E IDENTIDADE SEMÂNTICA DA PREPOSIÇÃO POR. Cadernos do IL, [S. l.], n. 46, p. 149–170, 2013. DOI: 10.22456/2236-6385.35642. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35642. Acesso em: 11 aug. 2026.

Ausgabe

Rubrik

Artigos de estudos literários