O SENTIDO RESULTANTE DA INTERAÇÃO METAFÓRICA E METONÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.27097Schlagworte:
metáfora, metonímia, interação metafórica e metonímicaAbstract
Metáfora e metonímia já não são concebidas como processos conceitualmente independentes. Porém, apesar do crescente interesse voltado a essa interação podemos verificar que os trabalhos dedicados a este estudo voltam-se exclusivamente a interação presente no modo verbal, deixando à margem outros modos que compõem os denominados discursos multimodais. Diante disso, temos como objetivo neste artigo demonstrar a forma pela qual a interação metafórica e metonímica pode ser codificada nos diferentes modos que compõem um discurso, em especial, a interação apresentada nos modos verbal e imagético. Como resultado foi possível observarmos que essa interação ocorre não apenas no modo verbal, mas nos e entre o modo verbal e o imagético na construção de sentidosDownloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.