Velhice, desejo e descobertas: notas sobre o conto “Uma alegria”, de Cláudia Lage
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.134587Resumen
O artigo se debruça sobre o conto “Uma alegria”, de Cláudia Lage, a fim de examinar as barreiras, preconceitos e (im)possibilidades que envolvem a sexualidade feminina na velhice. Conforme se verificará, o conto põe em xeque os tabus em torno do envelhecer, especialmente no que diz respeito ao senso comum que considera as pessoas velhas como assexuadas, isentas de desejo, ou incapazes de sentir e provocar prazer. Além disso, mostra que a literatura brasileira contemporânea, sobretudo de autoria feminina, tem promovido novos olhares e protagonismos, para além daqueles já consolidados. As contribuições de Simone de Beauvoir (1990; 2016), Eurídice Figueiredo (2020), Elódia Xavier (2021), Mirian Goldenberg (2012) e Alda Britto da Motta (2011), entre outras, dão suporte às análises.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Cristiane da Silva Alves

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.


.png)



1.png)