A LÍRICA MODERNA NO BRASIL ATRAVÉS DE QUATRO POEMAS DE MARIA CARPI
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.93040Schlagworte:
Maria Carpi, Hugo Friedrich, Lírica moderna.Abstract
Apesar do movimento simbolista no Brasil não ser um assunto que encontra consenso entre os estudiosos, é inegável que a lírica moderna, que teve sua expressão consolidada a partir do Simbolismo francês, segue influenciado a produção poética de maneira geral. Em Estrutura da lírica moderna, Hugo Friedrich faz uma análise da poesia de Baudelaire, Rimbaud e Mallarmé. Suas afirmações se mostram profícuas no estudo da influência dos três poetas. Tal influência é percebida durante toda a produção poética no Brasil durante o século XX e faz-se presente ainda nos dias atuais; exemplo disso é a poetisa Maria Carpi. Buscando estabeceler um diálogo entre as características da lírica moderna e a poesia de Carpi, foram analisados quatro poemas da autora.Downloads
Literaturhinweise
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1982.
BERARDINELLI, Alfonso. Da poesia à prosa. Tradução: Maurício Santana Dias. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
CAMÕES, Luís de. Sonetos. São Paulo: Via Leitura, 2016.
CARPI, Maria. A força de não ter força. São Paulo: Escrituras, 2003.
______. Vidência e acaso. Porto Alegre: Movimento, 1992.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: Mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Tradução: Vera da Costa Silva et al. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.
COELHO, Nelly Novaes. A poesia de Maria Carpi: uma viagem iniciática em busca do Ser. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Cultura. Instituto Estadual do Livro. Maria Carpi. Porto Alegre: IEL: CORAG, 2002. (Autores Gaúchos – Nova Série; v. 9)
COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. 10 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a medos do séculos XX. Tradução: Marise M. Curioni. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
GOMES, Álvaro Cardoso. Introdução. In: ______. A estética simbolista. São Paulo: Cultrix, 1985. p. 9-29.
INSTITUTO ANTÔNIO HOUAISS DE LEXICOGRAFIA. Pequeno dicionário Houaiss de lexicografia. São Paulo: Moderna, 2015.
MORICONI, Italo. Como e por que ler a poesia brasileira do século XX. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
SAIBA como o vinho é produzido. Revista Adega, São Paulo, jan. 2016. Disponível em: http://revistaadega.uol.com.br/artigo/saiba-como-o-vinho-e-produzido_10511.html. Acesso em: 21 jun. 2018.
RIMBAUD, Arthur. O poeta vidente. In: GOMES, Álvaro Cardoso. A estética simbolista. São Paulo: Cultrix, 1985. p. 47-51.
ZIEGLER, Adriane Marconatto. Poética dos quatro elementos na obra de Maria Carpi. Dissertação (Mestrado em Letras/ Leitura e Cognição)-Departamento de Letras, Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Cruz do Sul, 2015.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.