O Branco da Barba de Alencar

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67758

Schlagworte:

Teatro Brasileiro, Século XIX, Comédia, Historiografia literária.

Abstract

O presente artigo intentará demonstrar os artifícios retóricos da matriz greco-latina reaproveitados por José de Alencar na comédia “O demônio familiar” (1858), em especial no que concerne a representação do escravo “Pedro”. Através de um percurso historicista que passa pela ensaística de Alencar que precede à escritura da peça, assim como pela inserção desses discursos numa moldura maior da vida cultural do XIX, pretende-se demonstrar a intencionalidade subjacente ao decalque “neoclássico”, no que tange uma inescapável violência da representação, no contexto de um projeto civilizador, do qual tomou parte Alencar. 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Lucas Bento Pugliesi, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP

Mestrando em Literatura Brasileira pela FFLCH/USP, sob orientação de Vagner Camilo, realiza pesquisa sobre a poética do romantismo associada à Academia de Sâo Paulo, em continuidade a projeto desenvolvido durante a Iniciação Científica

Veröffentlicht

2017-01-20

Zitationsvorschlag

PUGLIESI, L. B. O Branco da Barba de Alencar. Cadernos do IL, [S. l.], n. 53, p. 216–232, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67758. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67758. Acesso em: 25 juni. 2025.

Ausgabe

Rubrik

Artigos de estudos literários