EM BUSCA DE UM NOVO CAMINHO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O ENSINO GRAMATICAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.28046Palavras-chave:
Gramática, Linguística Aplicada, Ensino.Resumo
Esta pesquisa investiga as ações do professor na sala de aula, mais especificamente os procedimentos teórico-metodológicos relacionados ao ensino gramatical em língua materna. Trata-se de uma pesquisa diagnóstica, de cunho etnográfico, na área de Linguística Aplicada e tem como objetivo investigar a relação ensino gramatical e a escrita, na escola pública. Como suporte teórico, optamos pela teoria sociointeracionista, que considera o texto o centro do processo de ensino/aprendizagem e por crermos que a forma pela qual ela aborda a linguagem pode reformular nossa prática pedagógica. Os dados foram coletados junto ao Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos e a análise dos dados apontou que embora tenha prevalecido o ensino tradicional, observamos, na prática pedagógica, prenúncios de mudanças.Downloads
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