Sinfonia narrativa: a metaficção em O triunfo da morte, de Augusto Abelara

Autores/as

  • Natália Ubirajara Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.18767

Palabras clave:

Romance português contemporâneo – Multiplicidade – Metaficção

Resumen

O presente trabalho objetiva analisar o romance O triunfo da Morte, do autor portuguêsAugusto Abelaira, à luz dos conceitos de multiplicidade e metaficção. Valendo-nos da visão de ItaloCalvino, que considera o romance moderno uma enciclopédia, mostramos como esse “romancesinfonia” abelairiano compendia não apenas questionamentos e temáticas, mas também a função daliteratura e os próprios processos de criação do autor.

PALAVRAS-CHAVE: Romance português contemporâneo – Multiplicidade – Metaficção

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natália Ubirajara Silva, UFRGS

Mestranda em Literatura Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2010-07-26

Cómo citar

SILVA, N. U. Sinfonia narrativa: a metaficção em O triunfo da morte, de Augusto Abelara. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 35, 2010. DOI: 10.22456/2236-6385.18767. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18767. Acesso em: 25 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos de estudos literários