Huellas de identidad, tradición, fronteras y tránsito en <i>El escritor argentino y la tradición</i> y <i>El Sur</i>
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.139357Resumen
En este trabajo se realiza un análisis de las fronteras presentes en la literatura de Jorge Luis Borges, especialmente las relacionadas con las divisiones y los cruzamientos: criollo, nativo y europeo, norte y sur, pasado y presente, civilización y barbarie, realidad y sueño, y ciudad y campo. Luego de una revisión de la literatura decimonónica y de sus concepciones sobre las dicotomías que fundaron las bases para pensar la identidad nacional, así como del punto de vista de la tradición literaria argentina constituida alrededor de la figura del gaucho, se advierte una contestación por parte de Borges planteando otras vías para pensar estas problemáticas a partir del tránsito de fronteras en El escritor argentino y la tradición y El Sur.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Noelia Belén Navarro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.