Sempre outro, mas não qualquer um: o sujeito entre o querer e o poder dizer das Análises de Discurso materialista e dialógica
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.135124Resumo
Este trabalho objetiva analisar como a Análise do Discurso (AD) materialista e dialógica entendem a ideia de liberdade do sujeito-falante na produção do seu dizer. Para tanto, realiza uma incursão por obras-chaves de cada corrente, fundamentando-se principalmente em Pêcheux (1995; 2008), Henry (2013), Volóchinov (2017), Bakhtin (2020) e Sobral (2009).
Constata-se que a perspectiva materialista concebe um sujeito de linguagem cuja liberdade é, em última análise, ilusória, já que efeito da ideologia no nível social e do inconsciente no nível psíquico. A perspectiva dialógica, por seu turno, aponta para uma compreensão de sujeito concreto, definido no instante da enunciação, duplamente responsivo e responsável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Milena Borges da Silva Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.