Unindo o crítico ao agradável: a música como instrumento crítico-reflexivo e intercultural no ensino-aprendizagem de inglês

Autores

  • Tatiany Pertel Sabaini Dalben Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Francielly de Almeida Moraes Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.135106

Resumo

Este estudo visa discutir os aspectos crítico-reflexivo e intercultural da música para além do lúdico. Com base em Denora (2000), Sekeff, (2002) e Oliveira e Silva (2018), compreendemos a música como ferramenta intercultural, emocional, dialógica e crítica. Baseamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada Crítica (LAC) conforme Pennycook (2001), na Condição Pós-Método e na Pedagogia Crítica (PC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista. Participaram da pesquisa professores da região sul baiana que falaram sobre o uso de canções em suas salas de aula. Os resultados mostram que, apesar dos desafios, eles encontraram soluções criativas, relatando o uso de músicas para o conhecimento linguístico, crítico-social e (inter)cultural.

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Publicado

2024-04-01

Como Citar

DALBEN, T. P. S.; MORAES, F. de A. Unindo o crítico ao agradável: a música como instrumento crítico-reflexivo e intercultural no ensino-aprendizagem de inglês. Cadernos do IL, [S. l.], n. 67, p. 278–306, 2024. DOI: 10.22456/2236-6385.135106. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/135106. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos