Reading comprehension of mathematical problems and narrative and expository texts: an eye-tracking study

Autores

  • Francine Baranoski Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Angela Ines Klein Ufpel
  • Romeu Miqueias Szmoski Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ana Lucia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.135101

Resumo

This research investigated reading comprehension of mathematical problems of students with better and worse performance in reading, called as effective and ineffective, being this performance measured by reading and comprehension tests of narrative and expository texts and by the average school performance in the subject Portuguese Language. 30 students read and mentally calculated six math problems, while their eye movements were
recorded. Analyzes have shown that effective readers read in less time, made fewer fixations and saccades compared to ineffective readers. The results indicate that the worst performance in solving mathematical problems is attributed to the inability in reading and comprehension, and it was concluded that the good performance in reading and comprehension enables the acquisition of knowledge in all areas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Baranoski Pereira , Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação UEPG (2022). Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Ponta Grossa - PR (2015). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura (2008) pelo ESAP - Ponta Grossa. Graduada em Licenciatura em Letras Português e Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007). Atualmente está lotada no Colegiado de Letras do Campus Palmas IFPR. É professora tutora na modalidade a distância do Curso de Letras UAB/UEPG desde 2011. Foi professora de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Produção de Texto em escolas particulares e públicas de 2004 a 2017 e como professora colaboradora do curso de Letras na UEPG e UNICENTRO/Irati de 2015 a 2019. Atuou como bolsista CAPES de 2019 a 2022. Faz parte do Grupo de Pesquisa "Linguagem, Ensino e Cognição", vinculado ao Programa de Mestrado de Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Ponta Grossa - PR. Faz parte do Grupo de Pesquisa: " Políticas Educacionais e Formação de Professores" - UEPG.

Romeu Miqueias Szmoski , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui doutorado (2013) em Ciências - Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professor associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e editor da Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada. Também atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR. Tem experiência na área de Física, com ênfase em sistemas dinâmicos e fenômenos complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: sincronização de caos, redes complexas, teoria de informação. Trabalha ainda com pesquisas voltadas a energias renováveis e desenvolvimento sustentável e à implementação de tecnologias de informação e comunicação para interação com fenômenos naturais e experimentos físicos

Downloads

Publicado

2024-04-01

Como Citar

PEREIRA , F. B.; KLEIN, A. I.; SZMOSKI , R. M.; PEREIRA, A. L. Reading comprehension of mathematical problems and narrative and expository texts: an eye-tracking study. Cadernos do IL, [S. l.], n. 67, p. 23–49, 2024. DOI: 10.22456/2236-6385.135101. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/135101. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos