Reading comprehension of mathematical problems and narrative and expository texts: an eye-tracking study
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.135101Resumo
This research investigated reading comprehension of mathematical problems of students with better and worse performance in reading, called as effective and ineffective, being this performance measured by reading and comprehension tests of narrative and expository texts and by the average school performance in the subject Portuguese Language. 30 students read and mentally calculated six math problems, while their eye movements were
recorded. Analyzes have shown that effective readers read in less time, made fewer fixations and saccades compared to ineffective readers. The results indicate that the worst performance in solving mathematical problems is attributed to the inability in reading and comprehension, and it was concluded that the good performance in reading and comprehension enables the acquisition of knowledge in all areas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francine Baranoski Pereira , Angela Ines Klein, Romeu Miqueias Szmoski , Ana Lucia Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.