O tratamento didático referente ao conceito da variedade linguística no manual do professor em livros didáticos do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.134668

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de análises sobre o tratamento didático para o
conceito variedades linguísticas nas seções teórico-metodológicas presentes no Manual do Professor em três livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio, pertencentes a três coleções – Novas Palavras, da FTD, Português: contexto, interlocução e sentido, da Moderna e Moderna Plus: linguagens e suas tecnologias, da Moderna –, com a finalidade de observar se esse tratamento se aproxima dos estudos da Sociolinguística. Conforme as análises, embora haja a defesa por uma concepção de língua sociointeracionista, há dois tratamentos nos manuais dos professores, sendo um direcionado para o rompimento do ensino monolíngue (a norma-padrão) e outro para a inserção do ensino do plurilinguismo (as variedades linguísticas).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lezinete Regina Lemes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade do
Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de
Mato Grosso (2009), Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002). É
professora Adjunta do Curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal de Rondonópolis
(UFR).

Elizangela Patrícia Moreira da Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2016) (CNPq), com
estágio-sanduíche na Universidade do Porto - Portugal (CAPES), Mestre em Estudos de Linguagem
pela UFMT (2011), Licenciada em Letras pela UFMT (1995). É Professora Adjunta do Departamento
de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Atua nas áreas da Linguística Aplicada e Língua Portuguesa, principalmente, nos temas: Linguagem e discurso, Ensino-aprendizagem de leitura, letramento, verbo-visualidade e livros didáticos de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2024-04-01

Como Citar

LEMES, L. R.; COSTA, E. P. M. da. O tratamento didático referente ao conceito da variedade linguística no manual do professor em livros didáticos do Ensino Médio . Cadernos do IL, [S. l.], n. 67, p. 147–177, 2024. DOI: 10.22456/2236-6385.134668. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134668. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos