“Renzi y yo”: a autoescritura performática de Ricardo Piglia em <i>Años de formación</i>

Autores/as

  • Carla Carolina Moura Barreto UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.134242

Resumen

O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o primeiro volume da trilogia de diários do escritor argentino Ricardo Piglia, Años de formación (2015), partindo do conceito de “autoescritura performática” do diário, de Seligmann-Silva (2009; 2022). Busco aqui debater de que forma o autor reelabora, por meio da rememoração e da reinvenção performática de si, sua vida dentro de sua literatura. Além disso, o estudo também promove uma discussão sobre o lugar do testemunho na narrativa, observando como realidade/ficção e eu/outro se entrelaçam no texto pigliano. Para tanto, utilizei como principal base teórica/crítica Lejeune (2007; 2014), Blanchot (2005), Seligmann-Silva (2009; 2010; 2022), Derrida (2015), entre outros.

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Biografía del autor/a

Carla Carolina Moura Barreto, UNICAMP

Doutoranda em Teoria e História Literária no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e mestre em Letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Publicado

2024-03-26

Cómo citar

BARRETO, C. C. M. “Renzi y yo”: a autoescritura performática de Ricardo Piglia em <i>Años de formación</i>. Cadernos do IL, [S. l.], n. 66, p. 355–371, 2024. DOI: 10.22456/2236-6385.134242. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134242. Acesso em: 27 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos de estudos literários