“Renzi y yo”: a autoescritura performática de Ricardo Piglia em <i>Años de formación</i>
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.134242Resumen
O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o primeiro volume da trilogia de diários do escritor argentino Ricardo Piglia, Años de formación (2015), partindo do conceito de “autoescritura performática” do diário, de Seligmann-Silva (2009; 2022). Busco aqui debater de que forma o autor reelabora, por meio da rememoração e da reinvenção performática de si, sua vida dentro de sua literatura. Além disso, o estudo também promove uma discussão sobre o lugar do testemunho na narrativa, observando como realidade/ficção e eu/outro se entrelaçam no texto pigliano. Para tanto, utilizei como principal base teórica/crítica Lejeune (2007; 2014), Blanchot (2005), Seligmann-Silva (2009; 2010; 2022), Derrida (2015), entre outros.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Carla Carolina Moura Barreto

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.