Os deslocamentos da criança no interior do reformulável e sua constituição subjetiva na aquisição da escrita: um olhar pecheutiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.103144

Palavras-chave:

discurso, enunciação, constituição subjetiva, aquisição da escrita.

Resumo

Este artigo analisa sequências discursivas de aquisição da escrita à luz da análise do discurso peucheutiana, bem como das reflexões de Indursky (2016) sobre as determinações discursivas da escrita e de Zapelini (2016) sobre a escrita de entremeio. O corpus analítico envolve duas SDs de um menino acompanhado longitudinalmente em sua relação inicial com a escrita. Conclui-se que a aquisição da escrita não se reduz a um processo cognitivo de aprendizagem ou a um processo sociointeracional de uso da língua: trata-se de um processo de transformação simbólica sem início nem fim, pois o sujeito muda sua relação com o escrito a cada nova diferente formação discursiva em que se insere e mesmo no interior de uma única FD.

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Biografia do Autor

Giovane Fernandes Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutorando em Estudos da Linguagem, vinculado à linha de pesquisa "Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas", do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Língua Francesa e suas Literaturas pela mesma instituição (2016). Realizou um semestre de mobilidade acadêmica na Université de Rouen (França), onde cursou disciplinas na graduação em Sciences du Langage - Français Langue Étrangère e no mestrado em Sciences du Langage - Diffusion du Français (2015). Tem interesse pelos seguintes campos: 1) Epistemologia da Linguística e História das Ideias Linguísticas, com foco nos legados de Ferdinand de Saussure e Émile Benveniste; 2) Linguística da Enunciação, com foco na perspectiva enunciativa benvenistiana; 3) Aquisição da Linguagem, com foco na aquisição da língua materna falada e escrita; 4) Estudos do Letramento, com foco nos letramentos escolar e acadêmico; 5) Estudos do Texto, com foco em leitura, produção textual e oralidade letrada; e 6) Educação Linguística, com foco em ensino, aprendizagem e avaliação de Língua Portuguesa. 

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

OLIVEIRA, G. F. Os deslocamentos da criança no interior do reformulável e sua constituição subjetiva na aquisição da escrita: um olhar pecheutiano. Cadernos do IL, [S. l.], n. 61, p. 209–232, 2020. DOI: 10.22456/2236-6385.103144. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103144. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos