Os deslocamentos da criança no interior do reformulável e sua constituição subjetiva na aquisição da escrita: um olhar pecheutiano
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.103144Palavras-chave:
discurso, enunciação, constituição subjetiva, aquisição da escrita.Resumo
Este artigo analisa sequências discursivas de aquisição da escrita à luz da análise do discurso peucheutiana, bem como das reflexões de Indursky (2016) sobre as determinações discursivas da escrita e de Zapelini (2016) sobre a escrita de entremeio. O corpus analítico envolve duas SDs de um menino acompanhado longitudinalmente em sua relação inicial com a escrita. Conclui-se que a aquisição da escrita não se reduz a um processo cognitivo de aprendizagem ou a um processo sociointeracional de uso da língua: trata-se de um processo de transformação simbólica sem início nem fim, pois o sujeito muda sua relação com o escrito a cada nova diferente formação discursiva em que se insere e mesmo no interior de uma única FD.Downloads
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