NAPOLEONS' MIRRORS
Abstract
Resumo: Este ensaio busca examinar o diálogo que o escritor brasileiro Machado de Assis (1839-1908) estabelece com o romancista francês Stendhal (Henri Beyle, 1783-1842), ao representar, em Quincas Borba, de 1891, um processo de identificação de um indivíduo com uma figura história (Rubião com Napoleão III) que acaba por levá-lo à loucura, bastante semelhante ao representado por Stendhal em A cartuxa de Parma, de 1839 (de Fabrizio com Napoleão I).
Palavras-chave: Machado de Assis; Stendhal; Escrita e Loucura; Literatura e História.
Abstract: This paper aims at examining the dialogue Brazilian writer Machado de Assis (1839-1908) establishes with French novelist Stendhal (Henri Beyle, 1783-1842), once he depicts, in his Philosopher or dog?, of 1891, an identification process of an individual with a historical figure (Rubião with Napoleon III) that ultimately drives him to madness, very similar to the one depicted by Stendhal in his The charterhouse of Parma, of 1839 (that of Fabrizio with Napoleon I).
Keywords: Machado de Assis; Stendhal; Writing and Madness; Literature and History.