À propos de cette revue

Foco e Escopo

A revista Bio Diverso (ISSN 2965-5765), criada em 2021 pelo Instituto de Biociências da UFRGS, é uma revista dedicada à divulgação de resultados de pesquisa e do conhecimento científico em todas as áreas de Biologia para um público amplo, incluindo especialistas e técnicos nas áreas de biodiversidade, ambiente, saúde e biotecnologia, alunos de graduação e pós-graduação, professores dos diferentes níveis de ensino, pesquisadores nas diferentes áreas bem como o público geral.

A revista é publicada pelo Instituto de Biociências (IBio) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e seus Departamentos e Programas de Pós-Graduação, em parceria com o Centro de Ecologia (CENECO) e o Centro de Biotecnologia (CBiot). A revista conta com o apoio do Programa de Apoio à Edição de Periódicos Científicos da UFRGS (PAEP), através da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS.

A revista está aberta a todos os pesquisadores para a submissão de manuscritos. O Editor Chefe e os Editores Adjuntos avaliarão previamente os manuscritos submetidos, a fim de determinar se seu conteúdo é adequado para publicação na revista. A revista também publicará volumes temáticos, para quais serão realizados ‘calls for papers’.

Associado à revista, a 'Bio Diverso das Crianças' (https://www.ufrgs.br/biodiversodascriancas/) tem como objetivo publicar artigos de divulgação científica para o público infanto-juvenil. Queremos atingir especialmente as crianças entre 6 e 12 anos que estão frequentando o ensino fundamental. Os artigos digitais publicados no site possuem link PDF para download e impressão, pois nos preocupamos em fornecer material de qualidade para que professores possam utilizar na escola.

 

Foco temáticio

Biodiversidade e Evolução, incluíndo as áreas de Botânica, Ecologia, Genética e Zoologia.

Biotecnologia, incluindo áreas aplicadas e de pesquisa básica.

Saúde, considerando as suas interfaces com as áreas de Biodiversidade e Biotecnologia.

 

Tipos de contribuições

Pesquisa em foco: Estado de arte, resultados novos, impactos e perspectivas (número máximo de palavras: 3000)

Opinião: Comentários sobre assuntos atuais com relevância para políticas públicas e/ou para a sociedade (número máximo de palavras: 2000)

Guias ilustrados de identificação da Fauna e Flora neotropical.

Revisão e síntese: Artigos de revisão (número máximo de palavras: 6000).

Resenhas bibliográficas e biográficas: Resenhas de livros e artigos novos e clássicos e biográficas de personalidades relevantes no foco temático do periódico (número máximo de palavras: 3000).

Nota: a contagem das palavras não inclui texto em quadros, figuras e tabelas e as referências.

Bio Diverso das Crianças: Artigos para o público de crianças entre 6 e 12 anos, publicados na revista eletrónica associada 'Bio Diverso das Crianças' (https://www.ufrgs.br/biodiversodascriancas/), com flexibilidade em termos de tamanho dos artigos. Sugerimos, antes de uma submissão, entrar em contato diretamente com a equipe editorial, através do email biodiversodascriancas@gmail.com.

 

 

Periodicidade

A revista publica seus artigos de forma contínua, atualmente em um volume anual, com previsão para dois volumes por ano.
Todo o conteúdo se encontra disponível online e de forma aberta na plataforma https://seer.ufrgs.br e no site da revista https://www.ufrgs.br/biodiverso.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos são avaliados por revisores externos (normalmente dois).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Histórico do periódico

A revista Bio Diverso, criada em 2021 pelo Instituto de Biociências da UFRGS, é uma revista dedicada à divulgação de resultados de pesquisa e do conhecimento científico em todas as áreas de Biologia para um público amplo, incluindo especialistas e técnicos nas áreas de biodiversidade, ambiente, saúde e biotecnologia, alunos de graduação e pós-graduação, professores dos diferentes níveis de ensino, pesquisadores nas diferentes áreas bem como o público geral.

A revista é publicada pelo Instituto de Biociências (IBio) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e seus Departamentos e Programas de Pós-Graduação, em parceria com o Centro de Ecologia (CENECO) e o Centro de Biotecnologia (CBiot).

A revista está aberta a todos os pesquisadores para a submissão de manuscritos. O Editor Chefe e os Editores Adjuntos avaliarão previamente os manuscritos submetidos, a fim de determinar se seu conteúdo é adequado para publicação na revista. A revista também publicará volumes temáticos, para quais serão realizados ‘calls for papers’.