Uma História Contestada: A História Medieval na Base Nacional Comum Curricular (2015-2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.87750

Palavras-chave:

História Medieval, BNCC, Ensino de história

Resumo

Os debates sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) fizeram sobressair posicionamentos que propõem restrições ao estudo da antiguidade e do medievo na educação básica, postura que mobilizou medievalistas brasileiros no intuito de justificar a permanência da área no ensino escolar e de iniciar uma reflexão sobre o ensino de história medieval nas escolas. A BNCC é o documento que irá nortear todos os níveis da educação no Brasil, por isso este artigo discute a presença da Idade Média nas três versões da BNCC e apresenta alguns apontamentos acerca da inserção do medievo na educação escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Mota Xavier de Lima, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), campus Santarém, na área de História Antiga e Medieval. Doutor (2016) e Mestre (2012) em História pelo PPGH-UFF, com pesquisa financiada pela CAPES e pelo CNPq, respectivamente. Bacharel e Licenciado em História (2009) pela UFF. Atuou como professor do Ensino Fundamental na rede particular e pública entre 2009 e 2014, e como Professor-Tutor no curso de Licenciatura em História (EAD) da UNIRIO, no convênio entre o CEDERJ e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Coordenador do Vivarium - Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo/Núcleo Norte e membro do Scriptorium - Laboratório de Estudos Medievais e ibéricos da UFF.

Referências

ALMEIDA, Néri de Barros. Um destino em crise: a inserção social e institucional dos estudos de História Medieval. Revista Chilena de Estudios Medievales, Santiago, n. 11, p. 92-114, enero/jun. 2017.

ANNUNCIATO, Pedro. Da terceira versão à sala de aula: os próximos passos da Base Nacional Comum. Nova Escola, São Paulo, 6 abr. 2017. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4872/da-terceiraversao-a-sala-de-aula-os-proximos-passos-da-base-nacional-comum. Acesso em: 27 out. 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS MEDIEVAIS (ABREM). Carta da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM) sobre a BNCC. Niterói, RJ, 11 dez. 2015. Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/bncc-historia/item/3158-carta-da-associacao-brasileira-de-estudos-medievais-sobre-a-bncc. Acesso em: 27 out. 2018.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA (ANPUH); ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS AFRICANOS (ABE-África). Nota do GT de História da África da Anpuh Brasil e da Associação Brasileira de Estudos

Africanos (ABE-África) sobre a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de história. Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 2016. Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/bncc-historia/item/3322-nota-do-gt-de-historia-da-africa-da-anpuh-nacional-e-da-associacao-brasileira-deestudos-africanos-abe-africa-sobre-a-proposta-da-base-nacional-comum-curricular-bncc-para-oensino-de-historia. Acesso em: 27 out. 2018.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES E PROFESSORES DE HISTÓRIA DAS AMÉRICAS (ANPHLAC). Nota da Anphlac sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São Paulo, 23 dez. 2015. Disponível em: http://anphlac.fflch.usp.br/noticia_49. Acesso em: 27 out. 2018.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd); ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CURRÍCULO (ABdC). Ofício n. 01/2015/GR. Rio de Janeiro: ANPEd; ABdC, 2015.

AUSTRALIAN CURRICULUM, ASSESSMENT AND REPORTING AUTHORITY (ACARA). Análise da Base Nacional Comum Curricular de História. Versão 2. Concluída pela Dra. Tracey McAskill. In: MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM. Índice de insumos do Movimento pela Base. Brasil: Movimento pela Base Nacional Comum, [2016?]. Seção 7.2, p. 350-404.

BOVO, Cláudia. El tiempo en cuestión: ubicar la Edad Media en la actualidad. Revista Chilena de Estudios Medievales, Santiago, n. 11, p. 134-155, enero/jun. 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017b.

CAIMI, Flávia Eloisa. A História na Base Nacional Comum Curricular: pluralismo de ideias ou guerra de narrativas? Revista do Lhiste, Porto Alegre, v. 3, n. 4, p. 86-92, jan./jun. 2016.

CANCIAN, Natália. Nova versão da base nacional curricular traz de volta história da Europa. Folha de São Paulo, Brasília, 3 maio 2016. Caderno Educação. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/05/1767444-nova-versao-de-base-curricular-altera-propostas-para-ensino-medio-e-infantil.shtml. Acesso em: 27 out. 2018.

FÓRUM DOS PROFISSIONAIS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL. Carta de repúdio à BNCC produzida pelo Fórum dos Profissionais de História Antiga e Medieval. Rio de Janeiro, 26 nov. 2016. Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/bncc-historia/item/3127-carta-de-repudio-a-bncc-produzida-pelo-forum-dosprofissionais-de-historia-antiga-e-medieval. Acesso em: 27 out. 2018.

GARCIA, Graciela et al. História da América e a BNCC. Rio de Janeiro, 3 dez. 2015. Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/bncc-historia/item/3129-historia-da-america-e-a-bncc. Acesso em: 27 out. 2018.

LEITE, Pricilla Gontijo. Ensino de História, Reformas do Ensino e Percepções da Antiguidade: apontamentos a partir da atual conjuntura brasileira. Mare Nostrum, São Paulo, n. 8, 2017.

LIMA, Douglas Mota de. Carta de professores do Norte e Nordeste sobre a BNCC. [E-mail enviado à ANPUH e divulgado]. Destinatário: Thiago Reis [ANPUH-RJ]. Santarém, PA, 5 dez. 2015. 1 e-mail. Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/bncc-historia/item/3149-carta-de-professores-do-norte-e-nordeste-sobre-a-bncc. Acesso em: 27 out. 2018

LIMA, Douglas Mota de. Uma história do porvir: a medievalística brasileira em terras amazônicas. In: AMARAL, Clínio; LISBÔA, João (org.). A historiografia medieval no Brasil: 1990 a 2017. Curitiba: Editora Prismas; Editora Appris, 2019. p. 61-90.

MACEDO, José Rivair. Repensando a Idade Média no Ensino de História. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2008. p. 109-125.

MIATELLO, André Luis Pereira. A História Medieval na graduação em História: da pesquisa à docência. Revista Chilena de Estudios Medievales, Santiago, n. 11, p. 68-90, enero/jun. 2017.

NÚCLEO DE ESTUDOS MEDITERRÂNICOS (NEMED). NEMED sobre a BNCC História especialmente o Ensino Médio. Curitiba, 30 nov. 2015. Disponível em: http://nemed.he.com.br/nemed-sobre-o-bncc-historia-especialmente-o-ensino-medio/. Acesso em: 27 out. 2018.

NUNES, Ruy Afonso da Costa. História da Educação na Idade Média. 2. ed. São Paulo: Kírion, 2018.

PEREIRA, Nilton Mullet. A invenção do medievo: narrativas sobre a Idade Média nos livros didáticos de história. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luís; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (org.). Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017. p. 169-184.

PEREIRA, Nilton Mullet; RODRIGUES, Mara Cristina de Matos. BNCC e o passado prático: temporalidades e produção de identidades no Ensino de História. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Tempe, Arizona, v. 26, n. 107, set. 2018.

TACLA, Adriene Baron; LIMA, Alexandre Carneiro Cerqueira. Um manifesto pela História e pelas experiências das culturas da Antiguidade. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://www.anpuh.org.br/index.php/bncc-historia/item/3123-manifesto-do-gtha-sobre-a-bncc. Acesso em: 27 out. 2018.

TEIXEIRA, Igor Salomão; PEREIRA, Nilton Mullet. A Idade Média nos currículos escolares: as controvérsias nos debates sobre a BNCC. Diálogos, Maringá, PR, v. 20, n. 3, p. 16-29, 2016.

Downloads

Publicado

2019-08-02

Como Citar

Lima, D. M. X. de. (2019). Uma História Contestada: A História Medieval na Base Nacional Comum Curricular (2015-2017). Anos 90, 26, 1–21. https://doi.org/10.22456/1983-201X.87750

Edição

Seção

Artigos: Exercício do poder na Idade Média e suas representações: novas fronteiras, novos significados