Entre a sala de aula e o gabinete do museu: as primeiras coleções do Museu Histórico de Londrina/PR na gestão do Padre e Professor Carlos Weiss (1970-1976)

Autores

  • Cláudia Eliane P. Marques Martinez Universidade Estadual de Londrina
  • Angelita Marques Visalli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.82363

Palavras-chave:

Coleção, Arqueologia, Artefatos, Redes de conhecimento, Museu Histórico de Londrina

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a (con)formação das primeiras coleções no Museu Histórico de Londrina (MHL). Parte-se do pressuposto que a experiência pessoal e acadêmica do, então, primeiro diretor, Pe. Carlos Weiss (1970-76) - Professor de História Antiga e Medieval da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina – determinou na escolha e ênfase dadas aos acervos arqueológicos e etnográficos. Para tanto, foram analisados o Primeiro Livro de Registro do Museu (PLR), outros documentos institucionais e depoimentos de funcionárias. Apresenta-se aqui uma análise que ultrapassa a perspectiva local, pois a experiência da constituição das primeiras coleções dialoga com uma conjuntura regional e nacional num processo dinâmico e contínuo. O resultado da pesquisa deixou transparecer não só a forte predominância de objetos arqueológicos e etnográficos - cerca de 40% - nos anos iniciais da formação do MHL como, também, a presença de artefatos provenientes de várias partes do Brasil e do mundo. Essa identidade se dá na experiência do professor/diretor e da rede de conhecimento que se configurou em seu entorno, o que se percebe na mudança de perfil das coleções até o limite da indiferença frente aos objetos etnoarqueológicos nas gestões posteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Eliane P. Marques Martinez, Universidade Estadual de Londrina

Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000) e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2006). Concluiu o Pós-doutorado (2014) na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professora Associada do Departamento de História, da Universidade Estadual de Londrina/PR, Coordenadora do Programa de Mestrado em História Social e Professora do Curso de Especialização "Patrimônio e História" na mesma instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América portuguesa e do Brasil Imperial, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura material, patrimônio cultural, museu e arte barroca.

Referências

Fontes Primárias

Boletim Museu Histórico Pe. Carlos Weiss, n. 1, 1980, Acervo Documental do Museu Histórico de Londrina/PR.

Curriculum Vitae de Padre Carlos Weiss, Acervo Documental do Museu Histórico de Londrina/PR.

Fichas avulsas de Registro de Objetos Tridimensionais (1970/80), Acervo Documental do Museu Histórico de Londrina/PR.

Imagens de 72 cartões postais pertencentes a Padre Carlos Weiss, Acervo Documental do Museu Histórico de Londrina/PR.

Ofícios e Declarações do Acervo Documental (1970/80), Acervo Documental do Museu Histórico de Londrina/PR.

Primeiro Livro de Registro do Museu Histórico de Londrina (PLR-MHL), 1970-1980. Acervo Documental do Museu Histórico de Londrina/PR.

Entrevistas

LOMBARDI, Maria Darci Moura. Entrevistadoras: Angelita Marques Visalli e Cláudia Eliane Parreiras Marques Martinez. Entrevista concedida em 17 abr. 2018.

_____. Entrevistador: Edson José Holtz Leme. Entrevista concedida em 2011.

SCALASSARA, Marina Zuleika. Entrevistadora: Angelita Marques Visalli. Entrevista concedida em 6 abr. 2018.

Referências

ALBERTI, Verena. Obras coletivas de história oral. Tempo: Revista do Departamento de História da UFF, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 206-219, jun. 1997.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaina; FERREIRA, Marieta (Org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2002.

BRASIL. Lei 3.942, de 26 de julho de 1961. Dispõe sobre os monumentos arqueológicos e pré-históricos. Brasília, DF, jul. 1961. Disponível em: http://planalto.gov.br. Acesso em: 6 set. 2018.

CURY, Isabelle (Org.). Cartas Patrimoniais. 3. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: IPHAN, 2004.

COSTA, Lygia Martins. De Museologia, Artes e Políticas de Patrimônio. (Pesquisa: Clara Emília Monteiro de Barros). Rio de Janeiro: IPHAN, 2002.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. O cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

LIMA, Leilane Patrícia de. A Arqueologia e os indígenas na escola: um estudo de caso em Londrina/PR. Tese (Doutorado em Arqueologia)–Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

_____. Entre sambaquis, museu e memórias: um pouco da história da Arqueologia no Paraná. Boletim Museu Histórico de Londrina, Londrina, v. 7, n. 14, jan/jun., 2016.

LEME, Edson José Holtz. O teatro da memória: o Museu Histórico de Londrina, 1959-2000. Tese (Doutorado em História)–Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2013.

LEVI, Giovanni. A herança imaterial: trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Cultura material e coleção em um museu de história: as formas espontâneas de transferência do provado. In: FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves (Org.). Museus: dos gabinetes de Curiosidades à Museologia Moderna. Belo Horizonte: Argvmentvm; Brasília, DF: CNPq, 2005.

MENEGUSSO, Maquieli Elisabete. Da cerâmica arqueológica Itararé-Taquara à Cestaria Kaigang: um estudo a partir de uma perspectiva interdisciplinar sobre a trajetória Jê no Baixo Tibaji, Paraná. Dissertação (Mestrado em História Social)–Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas. Estudos antropológicos sobre a cultura material. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. p. 83.

MOTA, Lúcio Tadeu. A presença indígena no vale do Rio Tibagi/PR no início do século XX. Antíteses, Londrina, v. 7, p. 358, 2014.

MOTA, Lúcio Tadeu; NOELLI, Francisco Silva; TOMMASINO, Kimiye (Org.). Uri e Wãxi: estudos interdisciplinares dos Kaingang. 1. ed. Londrina: Eduel, 2000. v. 1. 377 p.

NOELLI, Francisco Silva et al. (Org.). Bibliografia Kaingang: referências sobre um povo Jê do Sul do Brasil. 1. ed. Londrina: Eduel, 1998. 250 p.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução Yara Aun Khoury. Projeto História, São Paulo, v. 20, 1993.

OLIVEIRA, Josilene Aparecida. História da Arqueologia Paranaense: um balanço da produção arqueológica no Paraná no período de 1876-2001. Dissertação (Mestrado em História Social)–Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2002.

POSSAS, Helga Cristina Gonçalves. Classificar e ordenar: os gabinetes de curiosidades e a história natural. In: FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves (Org.). Museus: dos Gabinetes de Curiosidades à Museologia Moderna. Belo Horizonte: Argvmentvm; Brasília, DF: CNPq, 2005.

POULOT, Dominique. Museu e Museologia. Tradução Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SANTOS, Miriam Sepúlveda dos Santos. A escrita do passado em museus históricos. Rio de Janeiro: Garamond; MinC/IPHAN/DEMU, 2006.

SILVA, Priscilla Perrud. De Estação Ferroviária a Museu histórico de Londrina: a trajetória do edifício, 1946-1986. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)–Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

SOUZA, Adriana Barreto de. Biografia e escrita da história: reflexões preliminares sobre relações sociais e de poder. Revista da Universidade Rural: Ciências Humanas, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, p. 27-36, jan/jun. 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Marques Martinez, C. E. P., & Marques Visalli, A. (2018). Entre a sala de aula e o gabinete do museu: as primeiras coleções do Museu Histórico de Londrina/PR na gestão do Padre e Professor Carlos Weiss (1970-1976). Anos 90, 25(48), 241–273. https://doi.org/10.22456/1983-201X.82363

Edição

Seção

Dossiê: História e Patrimônio: questões teóricas e metodológicas