Representações étnicas das identidades nacionais argentina e brasileira em Carlos Gardel e Carmen Miranda

Autores

  • Alessander Kerber

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.6748

Palavras-chave:

Identidades étnicas, Identidade nacional, Carlos Gardel, Carmen Miranda

Resumo

Neste artigo, propõe-se uma análise das representações das identidades étnicas presentes nas músicas, na imagem e na performance de Carlos Gardel e Carmen Miranda, as quais foram relacionadas com as identidades nacionais da Argentina e do Brasil. Parte-se da hipótese de que esses dois artistas foram importantes nos processos de negociação e de construção das identidades nacionais argentina e brasileira, tendo em vista o fato de haverem se tornado os mais famosos intérpretes de seus países, divulgando representações consumidas por um amplo público, em uma época de emergência do nacionalismo no período de entre-guerras e de expansão dos meios de comunicação de massa. Nas músicas, nas imagens e nas performances desses dois artistas havia, também, representações de identidades étnicas, as quais eram afirmadas como legitimamente nacionais. Nesse sentido, enfocam-se identidades de caráter distinto – ligadas à etnicidade e à nação –, estabelecendo uma análise sobre a relação existente entre as mesmas nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUINIS, Marcos. O atroz encanto de ser argentino. São Paulo: Bei Comunicação, 2002.

ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo: Ática, 1989.

ARCHETTI, Eduardo P. O “gaucho”, o tango, primitivismo e poder na formação da identidade nacional argentina. Mana, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 9.29, 2003.

BACKZO, B. A imaginação social. In: ROMANO, Ruggiero (org.). Enciclopédia Eunaudi. v. 5. Lisboa: Imprensa Nacional, 1985. p. 296.331.

BARTH, Fredrik. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Philippe; STREIFF-FENART, Jocelyne (orgs.). Teorias da etnicidade. São Paulo: Fundação Ed. da UNESP, 1998. p. 187.227.

BLOCH, Marc. Pour une histoire compareé des societés européennes. In: Melanges historiques. Paris: Sevpen, 1963. p. 16.40.

CAPELATO, Maria Helena Rolim. Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. Campinas: Papirus, 1998.

CARDOSO JUNIOR, Abel. Carmen Miranda: a cantora do Brasil. São Paulo: edição particular do autor, 1978.

CARRETERO, Andrés. Tango: testigo social. Buenos Aires: Pena Lillo/Ediciones Continente, 1999.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Bertrand Brasil/Difel, 1990.

________. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.

COLLIER, Simon. Carlos Gardel: su vida, su música, su época. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1988.

DART, Thurston. Interpretação da música. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

DEVOTO, Fernando J. Imigrações européias e identidade nacional nas imagens das elites argentinas (1850-1914). In: FAUSTO, Boris (org.). Fazer a América: a imigração em massa para a América Latina. São Paulo: EDUSP, 1999. p. 33.60.

FAUSTO, Boris; DEVOTO, Fernando. Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada (1850-2002). São Paulo: Ed. 34, 2004.

FERREIRA, Jorge Luiz. Os trabalhadores do Brasil: a cultura popular no primeiro governo Vargas (1930-1945). Niterói, 1989. 216 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

FICO, Carlos. Reiventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1997.

GARCIA, Tânia Costa. A canção popular e as representações do nacional no Brasil dos anos 30: a trajetória artística de Carmen Miranda. História: questões e debates, Curitiba, ano 16, n. 31, p. 67.94, 1999.

GIL-MONTERO, Martha. Carmen Miranda: a pequena notável. Rio de Janeiro: Record, 1989.

GOMES, Ângela de Castro. Ideologia e trabalho no Estado Novo. In: PANDOLFI, Dulce (org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999. p. 53.71.

HAUSSEN, Doris Fagundes. Rádio e política: tempos de Vargas e Perón. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997.

HOBSBAWM, Eric. Nações e nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

KERBER, Alessander. Representações das identidades nacionais argentina e brasileira nas canções interpretadas por Carlos Gardel e Carmen Miranda (1917-1940). Porto Alegre, 2007. 315 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MARTINEZ, Roberto L.; ETCHEGARAY, Natalio P.; MOLINARI, Alejandro. De la vigüela al fueye: las expresiones culturales argentinas que conducen al tango. Buenos Aires: Corregidor, 2000.

NAPOLITANO, Marcos. Canção e trabalho no Brasil. In: III SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL. Florianópolis: UFSC, 2006.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985.

OSTUNI, Ricardo. Tango: voz cortada de organito. Buenos Aires: Lumiere, 2005.

OTERO, Hernán. A imigração francesa na Argentina: uma história aberta. In: FAUSTO, Boris (org.). Fazer a América: a imigração em massa para a América Latina. São Paulo: EDUSP, 1999. p. 127.151.

PARANHOS, Adalberto. O Brasil dá samba? Os sambistas e a invenção do samba como “coisa nossa”. IN: TORRES, Rodrigo (org.) Música popular en America Latina. Santiago: Fondart, 1999. p. 193.232.

PELUSO, Hamlet; VISCONTI, Eduardo. Carlos Gardel y la prensa mundial. Buenos Aires: Corrigidor, 1998.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Trabalhadores e máquinas: representação do progresso (Brasil: 1880-1920). Anos 90, Porto Alegre, n. 2, p. 165.182, 1994.

PRIETO, Adolfo. El discurso criollista en la formación de la Argentina moderna. Buenos Aires: Sudamericana, 1988.

ROJO, Raúl Enrique. Hombres mirando al sur. En torno de la identidad de argentinos y brasileños. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 2, n. 4, p. 121.126, jan./jun. 1996.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. IN: SCHWARCZ, Lilia Moritz (org.) História da vida privada no Brasil 4: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 173.244.

THIESSE, Anne-Marie. Ficções criadoras: as identidades nacionais. Anos 90, Porto Alegre, n. 15, p. 07.23, 2001/2002.

VARELA, Sergio. Tangos que cantó Gardel. Buenos Aires: DISTAL, 1998.

VELLOSO, Mônica Pimenta. As tias baianas tomam conta do pedaço - espaço e identidade cultural no Rio de Janeiro. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 207.228, 1990.

VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/Ed. UFRJ, 1995.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Como Citar

Kerber, A. (2008). Representações étnicas das identidades nacionais argentina e brasileira em Carlos Gardel e Carmen Miranda. Anos 90, 15(27), 325–358. https://doi.org/10.22456/1983-201X.6748