“Vítima do pó do arquivo”: Cândido Mendes e os projetos de criação da província no cabo norte do Brasil (1853-1873)

Autores

  • Magno Francisco de Jesus Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.137908

Palavras-chave:

História da Historiografia, Império do Brasil, Oiapóquia, Cândido Mendes de Almeida

Resumo

Nos idos de 1853, tramitou na Assembleia Legislativa do Império do Brasil o projeto de lei que previa a reestruturação do espaço nacional, por meio da criação da Província de Oiapóquia, com o intuito de possibilitar o controle do território da Guiana Brasileira, também conhecido como Cabo Norte. A proposta idealizada pelo senador Cândido Mendes de Almeida partia da premissa de ameaça de invasão norte-americana e anexação da região amazônica. Nos idos de 1873 o projetou voltou a tramitar, repaginado, sob a proposta de criação da província sob a denominação de Pinzônia. Neste artigo tenho como escopo analisar a atuação de Cândido Mendes de Almeida na elaboração dos projetos de criação de uma província no Cabo Norte do Império do Brasil ao longo do terceiro quartel do oitocentos. Para isso, mobilizo como fontes notícias de jornais, os projetos elaborados pelo letrado brasileiro, além dos registros cartográficos coetâneos. Por meio dessas fontes, torna-se possível pensar como os projetos de divisão do país em províncias visavam instituir e manter a integridade do território nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magno Francisco de Jesus Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em História pela UFF.

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

Santos, M. F. de J. (2025). “Vítima do pó do arquivo”: Cândido Mendes e os projetos de criação da província no cabo norte do Brasil (1853-1873). Anos 90, 32, e2025018. https://doi.org/10.22456/1983-201X.137908

Edição

Seção

Artigos