40 anos de pesquisas sobre o punk no Brasil: novas possibilidades em cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.120430

Palavras-chave:

Punk, Estado da arte, Juventude

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar um panorama dos estudos sobre o punk no Brasil, através de um “estado da a rte” da produção acadêmica sobre o fenômeno desenvolvido nas últimas quatrodécadas. Os primeiros estudos sobre punk no país surgiram na primeira metade dos anos 1980, período em que o estilo de vida começou a despontar nas periferias das diversas capitais, sendo acolhido por jovens pobres que se identificaram com a proposta contestadora do punk. Argumenta-se que esses trabalhos foram impulsionados por reflexões sobre as experiências das juventudes brasileiras, especialmente pelo interesse nas chamadas “Culturas Jovens”. Para a fundamentação das análises aqui empreendidas utiliza-se revisão bibliográfica e dados extraídos do Banco de Dissertações e Teses da Capes. Além de enfatizar a centralidade do tema na pesquisa social brasileira, busca-se mostrar que as análises sobre o punk acompanharam as transformações recentes de nossa sociedade, bem como as mudanças teóricas e epistemológicas no campo das Ciências Humanas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMO, Helena Wendel. Grupos juvenis nos anos 80 em São Paulo: um estilo de atuação social. 1992. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

ALMEIDA, Maria Isabel Mendes; EUGÊNIO, Fernanda. Culturas jovens: novos mapas do afeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

ALVES, Sandriani Muniz. Resistência Punk no município de Cariacica/ES: uma narrativa estética, musical e teatral no meio underground. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes), Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.

Akotirene, Carla. Interseccionalidade. Coleção Feminismos Plurais. São Paulo: Pólen, 2019.

ANDRADE, Paulo Jose Khoury De. Vila Carolina: um reduto de bambas e de punks. 2020. Dissertação (Mestrado em Culturas e Identidades Brasileiras), Programa de Pós-graduação em Culturas e Identidades Brasileiras, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

BASTOS, Yuriallis Fernandes. Cotidianizando a utopia. Um estudo sobre a organização das atividades culturais e político-sociais dos anarco-punks em João Pessoa. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008.

______. Partidários do anarquismo, militantes da contracultura: um estudo sobre a influência do anarquismo na produção cultural anarco-punk. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa – PB, 2004. Disponível em: CAOS - Revista Eletrônica de Ciências Sociais, n. 9, set./2005, p. 284-433. <http://www.cchla.ufpb/caos>. Acesso em: 20 set. 2006.

BIVAR, Antônio. O que é Punk. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BITTENCOURT, João Batista de Menezes. Nas encruzilhadas da rebeldia: uma etnocartografia dos straightedges em São Paulo. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

______. Sóbrios, firmes e convictos: uma etnocartografia dos straightedges em São Paulo. São Paulo: Annablume, 2015.

_______; PEREIRA, Alexandre Barbosa. Juventude e Antropologia: uma relação controversa.

CAIAFA, Janice. Movimento Punk na Cidade: invasão dos bandos sub. 1985. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1985.

______. Movimento Punk na Cidade: invasão dos bandos sub. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

COSTA, Márcia Regina da. Os carecas do subúrbio: caminhos de um nomadismo moderno. 1992. Tese (Doutorado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1992.

DAMASCENO, Francisco José Gomes. Sutil Diferença: O movimento punk e o movimento hip hop em Fortaleza - grupos mistos no universo citadino contemporâneo. 2004. Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-graduação em História, Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 2004.

FICO, Carlos; POLITO, Ronald. A História no Brasil (1980 – 1989): Elementos para uma avaliação historiográfica. Ouro Preto: UFOP, 1992.

FORACCHI, Marialice. O estudante e a transformação da sociedade brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1965.

_________. A juventude na sociedade moderna. São Paulo: Pioneira, 1972.

GELAIN, Gabriela Cleveston. Releituras, Transições e Dissidências da Subcultura Feminista Riot Grrrl no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação), Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.

GONÇALVES, Paula Vanessa Pires de Azevedo. Ser Punk: a narrativa de uma identidade jovem centrada no estilo e sua trajetória. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2005

KEMP, Kenia. Grupos de Estilo Jovens: o “Rock Underground” e as práticas (contra) culturais dos grupos “punks” e “trashs” em São Paulo. 1993. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.

LEITE, Flavia Lucchesi de Carvalho. Riot Grrrl: capturas e metamorfoses de uma máquina de guerra. 2015, Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais- Política), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

LIMA, Jose Rinaldo Queiroz de. O Sertão também é Punk: A trajetória do Movimento Punk em Delmiro Gouveia (Alto Sertão Alagoano, 1984 a 1996). 2020. Dissertação (Mestrado em História) Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.

MARQUES, Gabriela Miranda. (Re)invenção do anarcofeminismo: anarcofeministas na cena punk (1990-2012). 2016. Tese (Doutorado em História), Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

MELO, Érica Isabel de. Cultura Juvenil Feminista Riot Grrrl em São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2008.

MILANI, Marco Antonio. Uma leitura vertiginosa: Os Fanzines punks no Brasil e o discurso da união e conscientização (1981 – 1995). 2015. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis/SP, 2015.

MORAES, Everton. "Deslocados, Desnecessários”: o ódio e a ética nos fanzines punks (Curitiba 1990-2000). 2010. Dissertação (Mestrado em História) Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Santa Catariana. Florianópolis/SC, 2010.

OLIVEIRA, Antônio Carlos de. Os fanzines contam uma história sobre punks. Rio de Janeiro: Achiamé, 2006.

PEDROSO, Helenrose Aparecida da Silva; SOUZA, Heder Claúdio Augusto de. Absurdo da Realidade: O Movimento Punk. Coleção Cadernos IFCH Unicamp n. 6. Campinas: Editora Unicamp, 1983.

PEREIRA, Angélica Silvana. Somos expressão, não subversão!: a gurizada punk em Porto Alegre. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS, 2006.

PEREIRA, Jessica Meireles. “O concreto já rachou”: O movimento punk de Brasília como herdeiro da MPB. 2017. Dissertação (Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado), Programa de Pós-graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2017.

POERNER, A. J. O Poder Jovem – história da participação política dos estudantes brasileiros. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

PRADO, Gustavo dos Santos. “Caminho para a morte” na metrópole: cultura punk: fanzines, rock, política e mídia (1982-2004). 2017. Tese (Doutorado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

REIS, Susana Azevedo. “Faça você mesmo”: O fanzine como representação do movimento punk em Juiz de Fora. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação), Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018.

RODRIGUES, Fernanda Gomes. O grito das garotas. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2006.

SANT’ANA, Ana Paula de. Punk Labirintos do Corpo: Movimento Punk em Cuiabá. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá/MT, 2009.

SANTOS, Débora Gomes. Vivo na cidade: a experiência urbana na cultura punk. 2015. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo), Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2015.

SILVA, André Abreu da. São Paulo, cidade punk: práticas, espaços, representações (1982-1998). 2016. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2016.

SILVA, Edson Alencar. A música dos rebeldes: o punk paulistano e a resistência à indústria fonográfica. 2020. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

SILVA, Heitor Matos da. É que nossos corações preferem a auto-corrosão: uma história de vivências anarcopunks em Teresina (1980-2000). 2019. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Piauí, Teressina, 2019.

SILVA, Priscilla Monteiro do Nascimento. Performances de gênero e música: etnografia de um movimento Riot Grrrl no Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia), Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.

SOUSA, Lucas Padilha de. Eu amo tudo o que não presta. Punk e poética em trinta anos de Delinquentes. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes), Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

SOUSA, Rafael Lopes de. Punk: cultura subversiva e protesto, as mutações ideológicas de uma comunidade subversiva – São Paulo 1983/1996. 1997. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis, 1997.

SOUZA, Bruna Mantese de. Os straight edges e suas relações com a alteridade em São Paulo. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, 2006.

SOUZA, Renan Marchesini De Quadros. Movimento punk e seus processos comunicacionais nos anos da ditadura militar. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social), Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2017.

TANGERINO, Denise de Paiva Costa. Contestação, comunicação e consumo: a cena Straight Edge brasileira. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo), Escola Superior de Propaganda e Marketing - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

TURRA NETO, Nécio. Enterrado mas ainda vivo!: Identidade Punk e Território em Londrina. 2001. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita”, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Presidente Prudente – SP, 2001;

______. Múltiplas trajetórias juvenis em Guarapuava: territórios e redes sociabilidade. 2008. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita”, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Presidente Prudente – SP, 2008.

VAINFAS, Ronaldo. História cultural e historiografia brasileira. História: Questões e Debates, Curitiba, n. 50, p. 217-235, jan./jun. 2009.

VIANNA JR, Hermano Paes. O Baile Funk: festas e estilos de vida metropolitanos. 1987. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 1987.

VIEIRA, Tiago de Jesus. O punk nunca há de morrer: a trajetória da construção de identidades punk em Ilha Solteira-SP (1965 - 2001). 2012. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2012.

WHEELER, Jesse Samba Samuel. Dark matter towards an architectonics of rock, place, and identity in Brasília's utopian underground. 411 p. 2007. Tese (Doutorado em Etnomusicologia), University of California, Los Angeles/CA, 2007.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Vieira, T. de J., & Bittencourt, J. B. de M. (2022). 40 anos de pesquisas sobre o punk no Brasil: novas possibilidades em cena. Anos 90, 29, 1–16. https://doi.org/10.22456/1983-201X.120430

Edição

Seção

História, Artes e Juventude: o mundo na virada do século