‘Opções e luta do quadrinho nacional’: Reflexões e debates sobre a valorização das HQ brasileiras e latino-americanas em Piracicaba
DOI:
https://doi.org/10.22456/1983-201X.111842Palavras-chave:
Salão de Humor, Piracicaba, Histórias em Quadrinhos, Humor gráfico, Regime Militar.Resumo
Nascido em 1974 durante o regime militar brasileiro, o Salão de Humor de Piracicaba foi criado pela iniciativa de cartunistas locais e representantes da municipalidade paulista, na margem do grande eixo cultural do sudeste brasileiro “Rio de Janeiro–São Paulo”. Inteiramente dedicado à criação, à promoção e à divulgação do humor gráfico, o evento, em grande parte enraizado no protesto contra o autoritarismo, respondeu a vários desafios ao longo dos anos, dentro deles a valorização da produção gráfica nacional. Incentivado pela municipalidade, o evento reuniu, ao largo dos anos, desenhistas, quadrinistas,
editores e outros profissionais no âmbito de concursos, exposições, debates, mesas redondas e bate-papos informais, com o objetivo de refletir sobre os contornos de uma profissão e de um campo artístico muito ricos e criativos, mas que enfrentavam dificuldades importantes. As oscilações do Salão, principalmente nos primeiros anos, entre internacionalização e valorização do patrimônio gráfico nacional, aparecem sintomáticas das apostas fundamentais das histórias em quadrinhos brasileiras durante os anos 1970.
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