Protagonismo histórico e invisilibidade contemporânea: povos indígenas na Região de Integração do Tocantins/PA, ontem (1757-1798) e hoje
Abstract
O trabalho tem por objetivo analisar a atuação dos povos indígenas que habitavam a Amazônia Colonial Tocantina ao longo da segunda metade do século XVIII, mais especificamente entre os anos de 1757 e 1798. Ao ter como foco analisar a atuação dos diversos indígenas, a pesquisa se propõe a identificar as atividades nas quais estavam envolvidos, as variadas relações sociais por eles estabelecidas e as suas ações engendradas em relação à lei indigenista do Diretório dos Índios. A partir deste objetivo, o trabalho busca destacar uma importante e atuante presença indígena em regiões que hoje conhecemos por Região de Integração do Tocantins, no estado do Pará. Mais do que isso: visa fornecer explicações ao menos parciais para o processo de invisibilidade e diminuição da população indígena na região, tomando como base o processo de mestiçagem que ocorreu ao longo da história, mas que passou por grande intensidade durante a vigência do Diretório.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.