Cinema e Idade Média: a representação do feminino medieval nos filmes “Rei Arthur” (2004) e “Tristão e Isolda” (2006)
Palavras-chave:
Idade Média. Feminino. Cinema.Resumo
O presente artigo propõe-se a realizar uma reflexão sobre a representação do feminino medieval a partir do Cinema. Num primeiro momento serão discutidas questões relativas à utilização do Cinema enquanto fonte histórica e enquanto espaço de construção simbólica e política, avaliando aspectos como, por exemplo, o contexto da produção cinematográfica, entre outros. A seguir, realizar-se-á uma apresentação do primeiro filme selecionado, Rei Arthur (2004), enfocando a personagem “Guinevere” interpretada pela atriz Keira Knightley. Logo após, este estudo observará a constituição da personagem “Isolda”, representada por Sophia Myles, no filme realizado em 2006 e intitulado “Tristão e Isolda”. Por fim, serão realizadas algumas considerações finais sobre o tema em estudo, procurando incentivar novas pesquisas vinculadas à temática abordada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
26-06-2009
Como Citar
FERREIRA, L. S. Cinema e Idade Média: a representação do feminino medieval nos filmes “Rei Arthur” (2004) e “Tristão e Isolda” (2006). Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9878. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.