Cristão, Muçulmanos e Judeus na Medievalística Alemã: reflexões “para um novo conceito de Idade Média”

Autores

  • Aline Dias da Silveira Universidade Humboldt de Berlim

Palavras-chave:

Medievalística alemã. Trocas culturais. Relações entre cristão, muçulmanos e judeus na Idade Média.

Resumo

Este texto propõe uma reflexão sobre a tendência temática e metodológica na medievalística alemã nos últimos anos, que aborda as relações entre cristãos, muçulmanos e judeus na Idade Média. A reflexão aqui apresentada critica a idéia de que as ";;raízes medievais da Europa";; estão fundamentadas unicamente na cultura carolíngia, na ascensão do cristianismo e no estabelecimento dos reinos ";;bárbaros";; pois, como recentes trabalhos da historiografia alemã têm ressaltado, devemos falar de ";;culturas";; medievais e não de ";;uma";;cultura medieval, a considerar as profundas trocas culturais (em alemão Kulturaustausch) entre cristão, judeus e muçulmanos na Idade Média.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Dias da Silveira, Universidade Humboldt de Berlim

Nasceu em Porto Alegre em 1975. Cursou Graduação em História e Mestrado em História Medieval (concluído em 2002)na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorou-se em História Medieval na Universidade Humboldt em Berlin-Alemanha (concluído em 2008).

Downloads

Publicado

2009-06-26

Como Citar

DIAS DA SILVEIRA, A. Cristão, Muçulmanos e Judeus na Medievalística Alemã: reflexões “para um novo conceito de Idade Média”. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9865. Acesso em: 19 abr. 2024.