O conflito entre as autoridades religiosas e laicas e o direito medieval: os casos de excomunhão do ‘Livro das Confissões’ de Martim Perez – Cód. Alc. 377-378
Palavras-chave:
Península Ibérica, Século XIV, Direito eclesiásticoResumo
Autoridades eclesiásticas e autoridades laicas à serviço do poder centralizador monárquico disputaram nos pergaminhos e manuscritos a autonomia de valores das instituições que incorporavam. Disputa essa que se dava no campo da justiça e do direto, deixando entrever os projetos de organização da sociedade que estavam em jogo. Dessas questões emerge a literatura canônica que serve de base para Martim Perez escrever seu ‘Livro das confissões’, obra penitencial muito influente na Península Ibérica durante os séculos XIV e XV. Os casos de sentença de excomunhão ali previstos dão uma clara ideia de como crescia a preocupação das intervenções laicas em questões de doutrina religiosa, num momento em que o Estado se armava de um aparato jurídico crescente. A Igreja Católica procurava se defender da extinção de privilégios e imunidades, e a sentença de excomunhão podia ser usada para equilibrar um pouco as coisasDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
26-06-2009
Como Citar
SCHULZ, M. O conflito entre as autoridades religiosas e laicas e o direito medieval: os casos de excomunhão do ‘Livro das Confissões’ de Martim Perez – Cód. Alc. 377-378. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9864. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.