O Significado da doutrina dos Sete Pecados Capitais no Virgeu de Consolaçon
Palavras-chave:
Tratados Doutrinários, Portugal, Baixa Idade Média.Resumo
Este estudo tem como objetivo mostrar o quanto a doutrina dos sete pecados capitais ainda se mantinha com uma significativa importância para os monges da baixa Idade Média portuguesa, especialmente os monges cistercienses presentes na abadia mais importante da ordem em solo português, a abadia de Santa Maria de Alcobaça. Esta importância é averiguada através do estudo de um códice de caráter doutrinário/disciplinar chamado Virgeu de Consolaçon, produzido e/ou copiado em Alcobaça entre fins do século XV e início do século XVI. Sendo o mesmo ainda inédito em Portugal, este trabalho também nos traz o seu histórico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
26-06-2009
Como Citar
LIMA, D. P. O Significado da doutrina dos Sete Pecados Capitais no Virgeu de Consolaçon. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9859. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.