A função política das Cantigas de Santa Maria no reino de Afonso X (Castela e Leão, 1252-1284)
Palavras-chave:
Cantigas de Santa Maria. Afonso X. Função política. Diferenças étnico-sociais. Palavra.Resumo
Estudo da função política das Cantigas de Santa Maria – obra que conjugou poesia, música e iconografia, considerada uma verdadeira “catedral do saber” –, nos projetos do rei sábio, Afonso X (Castela e Leão, 1252-1284). Partiu-se do pressuposto que não há um corte entre o vivido e o imaginário, e atribuiu-se às cantigas um papel também estruturante das relações sócio-políticas na Castela afonsina, no sentindo de estabelecer e integralizar diferenças étnicas e sociais. Além disso, é feita breve análise do papel transformador da palavra na sociedade baixo-medieval, no momento em que sua veiculação na forma escrita se intensifica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
26-06-2009
Como Citar
FONTES, L. A. S. A função política das Cantigas de Santa Maria no reino de Afonso X (Castela e Leão, 1252-1284). Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9854. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.