Da bellicositas a civilitas: Teodorico O Amalo e a (Re) Construção da Romanitas na Antiguidade Tardia (século VI)
Keywords:
Antiguidade Tardia. Ostrogodos. Teodorico. Romanitas. Poder.Abstract
A monarquia legitima-se enquanto instituição de poder durante a Antiguidade Tardia. O legado romano é indubitavelmente decisivo nesse processo. A Pars Occidentalis, então sob domínio dos Hérulos, sofre uma nova intercessão no final do século V por Teodorico “O Grande” rei dos Ostrogodos (488-526) que se torna senhor da Itália entre 493-526 e tutor dos Visigodos entre 511-526. Com efeito, o processo da legitimidade régia passara pela leitura de diversos elementos político-institucionais fundamentais a sua sustentação, que caracterizaram uma nova forma de pensamento político na Antiguidade Tardia. O presente trabalho tem por objetivo discutir a construção das imagens políticas no período através da atuação do rei ostrogodo Teodorico, fundamentalmente, através da visão proporcionada pelas fontes do período tardo-antigo como Jordanes, Procópio de Cesaréia e Cassiodoro.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2009-06-26
How to Cite
GREIN, E. Da bellicositas a civilitas: Teodorico O Amalo e a (Re) Construção da Romanitas na Antiguidade Tardia (século VI). Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9850. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Announcements
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.