A felicidade como bem supremo um diálogo entre a tradição antiga e a medieval
Keywords:
felicidade – bem – bem supremoAbstract
A Ethica Nicomachea inicia com a teleologia aristotélica, segundo a qual toda ação humana voluntária visa a um fim e todo fim, como objeto de desejo da ação humana, é um bem. Há uma opinião partilhada por todos os homens de que a felicidade é o bem supremo. Para a filosofia aristotélica o que é o bem? A presente investigação tem como objetivo apresentar a crítica de Aristóteles à doutrina do bem de Platão, bem como inserir, neste contexto, a tradição medieval, representada pela filosofia de Tomás de Aquino, propondo um diálogo entre as diferentes tradições. Tudo isto, tendo como objetivo final relacionar qual é a repercussão diante das diferentes concepções de bem para a caracterização da felicidade, entendida como bem supremo, na obra de Aristóteles.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2009-06-26
How to Cite
NUNES, C. G. A felicidade como bem supremo um diálogo entre a tradição antiga e a medieval. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9849. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Announcements
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.