Reflexões sobre o desejo e a ideologia na misoginia medieval
Palavras-chave:
Misoginia. Desejo. Erotismo. Igreja.Resumo
O presente artigo propõe reflexões sobre o papel do desejo e da ideologia na misoginia medieval veiculados na novela A demanda do Santo Graal, texto de caráter panfletário, feito a partir da cristianização de textos pagãos sobre a matéria da Bretanha. Através da análise de dois capítulos em especial, contata-se a misoginia como um sistema ideológico mas, principalmente, como um mecanismo de defesa dos homens contra o desejo pelo feminino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
26-06-2009
Como Citar
GOMES, J. N. Reflexões sobre o desejo e a ideologia na misoginia medieval. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9847. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.