Um ilustre viajante português no século XV: perspectivas iniciais acerca das viagens do Infante D. Pedro

Autores

  • Douglas Mota Xavier de Lima Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Idade Média. Portugal. Infante D. Pedro. Viagens Medievais. Dinastia de Avis.

Resumo

O presente artigo consiste em analisar as viagens do Infante D. Pedro de Portugal (1425-1428), relacionando-as com o contexto político-social do reino. Fez-se a escolha pela estruturação da análise em dois tópicos: o primeiro relacionado com a narrativa imaginária das viagens do Infante; e o segundo tratando da relação das viagens de D. Pedro com o reino português em inícios da Dinastia de Avis. Tomou-se como base o Libro del Infante Don Pedro de Portugal de Gómez de Santistéban, no qual o Infante D. Pedro é apresentado como viajante privilegiado por ter alcançado o reino de Preste João e o Paraíso Terrestre. Conclui-se que as viagens de D. Pedro foram essenciais para o desenvolvimento das relações diplomáticas da nova dinastia e para sua formação enquanto Infante e futuro regente do reino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Mota Xavier de Lima, Universidade Federal Fluminense

Graduando em História da Universidade Federal Fluminense. Área de Interesse: Baixa idade média. Sub-interesses: imaginario medieval, poder e idéias políticas. 

Downloads

Publicado

2009-06-26

Como Citar

XAVIER DE LIMA, D. M. Um ilustre viajante português no século XV: perspectivas iniciais acerca das viagens do Infante D. Pedro. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9846. Acesso em: 28 mar. 2024.