Galaaz - Monge e Guerreiro. A influência templária n’A Demanda do Santo Graal.
Keywords:
Cavaleiros templários, Monges cistercienses, Novelas de cavalaria, Imaginário,Abstract
De acordo com Karen Ralls, os romances medievais do graal atingiram o ápice da sua popularidade durante o apogeu da ordem dos templários. Devido ao seu caráter fortemente cristão, a novela de cavalaria A Demanda do Santo Graal foi a obra escolhida para o presente estudo. Conforme sugerem a maioria dos pesquisadores, essa narrativa foi escrita por monges de Citeaux. Nesse trabalho, buscaremos entender as relações que envolviam essas duas ordens, por intermédio de pesquisas históricas, bem como as referências aos cavaleiros templários encontradas no objeto artístico, sobretudo, no herói Galaaz. Como resultado, evidenciamos a influência de São Bernardo na obra e a veneração pelos templários, exemplo real cavaleiresco em paralelo a Galaaz, exemplo ficcional.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2009-06-26
How to Cite
RÜCKERT, G. H. Galaaz - Monge e Guerreiro. A influência templária n’A Demanda do Santo Graal. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9845. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Announcements
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.