Cultura, saberes e modelos de conduta da nobreza hispânica na Baixa Idade Média
Palavras-chave:
Nobreza. Cultura. Poder.Resumo
O presente texto busca abordar os ideais de conduta política e moral, propostos no interior dos círculos letrados da alta nobreza laica do reino de Castela e Leão, durante as primeiras décadas do século XIV. Trata-se de um estudo voltado à análise das práticas políticas e dos saberes inerentes à conformação de um modelo ético e virtuoso à conduta das elites nobiliárquicas e principescas da Baixa Idade Média. Para tanto, tomamos com base documental o estudo dos textos literários da prosa narrativa moralizante, compostos pelo escritor da alta nobreza hispano-catelhana, D. João Manuel (1282-1348).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
26-06-2009
Como Citar
SILVEIRA, E. Ávila. Cultura, saberes e modelos de conduta da nobreza hispânica na Baixa Idade Média. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9837. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Mesa Redonda
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.