Oa manuais de confissão luso-castelhanos dos séculos XIII-XV
Palavras-chave:
Confissão. Península Ibérica. Século XIII. Liber poenitantiarium.Resumo
A percepção de que o pecado gerava uma mancha moral motivou uma verdadeira obsessão pela limpeza espiritual e pela confissão. Também em Portugal pecado e redenção estiveram no centro de um discurso culpabilizador que conferia à Igreja mecanismos de controle, e ao penitente, alívio espiritual. Vejamos a seguir como essa progressiva preocupação com o sujeito no momento da confissão se expressa na própria estrutura formal e no modo de composição de obras destinadas a servir de suporte aos clérigos no momento da confissão. Começaremos com o Liber poenitentiarium, texto latino de autoria do insigne canonista português João de Deus, datado provavelmente de 1247.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
26-06-2009
Como Citar
MACEDO, J. R. Oa manuais de confissão luso-castelhanos dos séculos XIII-XV. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9829. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Conferências
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.