Corredores de Comércio e Salas de Justiça: Lei, Coerção e Lealdade nas Fronteiras do Rio da Prata
Palavras-chave:
Fronteira, propriedade, direito, comércioResumo
Este trabalho explora o estabelecimento de direitos de propriedade sobre redes comerciais que atravessavam a fronteira entre Rio Grande do Sul e Uruguai nos meios de século XIX. Na primeira parte, o ensaio explora as soluções para o problema da definição da lei na ausência de uma única soberania, usando instituições como tabeliões para projetar direitos de propriedade. A segunda parte avança que definições mutantes de lei e coerção foi o clave para definir direitos de propriedade no contexto fronteiriço.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
14-02-2009
Como Citar
YOUNGER, J. P. Corredores de Comércio e Salas de Justiça: Lei, Coerção e Lealdade nas Fronteiras do Rio da Prata. Revista Aedos, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9822. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Mesa Redonda
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.