“É um caso da calamidade pública”: A questão de drogas em debate no Congresso Nacional (1964-1971)
Keywords:
Drogas, Discurso, Congresso NacionalAbstract
O presente artigo tem como objetivo abordar alguns discursos que foram pronunciados no Congresso Nacional brasileiro acerca da questão de drogas no período da ditadura civil-militar brasileira, no recorte de 1964 a 1971. Para além de uma mudança de regime político, este momento da história nacional também inaugura um novo modelo de se abordar algo que para muitos se configurava um grande problema: as drogas. Após fazermos um breve relato de como a questão de drogas fora abordada no país desde a proclamação da república, adentramos, a partir dos diários oficiais do Congresso Nacional, nos discursos dos parlamentares acerca da questão, que ajudaram a constituir uma nova política de drogas naquele momento.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-04-09
How to Cite
SANTOS, S. R. C. dos. “É um caso da calamidade pública”: A questão de drogas em debate no Congresso Nacional (1964-1971). Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 522–541, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/97879. Acesso em: 30 apr. 2025.
Issue
Section
Articles
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.