Na letra da lei: liberalismo, moral e religião no constitucionalismo gaditano
Palavras-chave:
Constitucionalismo, Religiosidade, LiberalismoResumo
Nascida de um momento crítico para a história ibérica, a Constituição de Cádiz provocou grandes mudanças no cotidiano político e social da Espanha. Todavia, se por um lado ela garantiu a introdução de uma série de direitos e liberdades outrora inexistentes, por outro, o documento manteve um firme compromisso com a moralidade cristã e o exclusivismo religioso. Em vista disso, este artigo se propõe a apresentar em que medida a Constituição Espanhola de 1812 cedeu espaço à narrativa moral-religiosa, que influencias esse tipo de pensamento exerceu sobre a reordenação do Estado, que fatores colaboraram para a sua promoção e em que termos se desenvolveu a convivência entre aquele discurso e o projeto liberal gaditano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07-10-2021
Como Citar
BATISTELLA, I. H. Na letra da lei: liberalismo, moral e religião no constitucionalismo gaditano. Revista Aedos, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 654–684, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/97297. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.