Leituras em voz alta, leituras em silêncio: a produção intelectual de Elena Garro e os estudos de gênero.

Autores

  • Mariana Adami Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Elena Garro, gênero, escritas de mulheres, História Intelectual, México

Resumo

A partir de reflexões feitas pelo estudo historiográfico da obra literária e jornalística da intelectual mexicana Elena Garro (1916-1998), pretende-se problematizar as noções de literatura feminina, literatura feminista, produção autobiográfica e, consequentemente, redimensionar o gênero enquanto categoria de análise da literatura feita por mulheres. Ao final, procura-se contribuir para as discussões sobre os limites e possibilidades de abrangência dos cânones literários e dos estudos de gênero dentro da História Intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Adami, Universidade Estadual de Campinas

Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é aluna do programa de Pós-Graduação em História, em nível de mestrado, da mesma universidade.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

ADAMI, M. Leituras em voz alta, leituras em silêncio: a produção intelectual de Elena Garro e os estudos de gênero. Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 52–73, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/96883. Acesso em: 18 abr. 2024.