“Buscando espaços, criando conceitos”: a construção da identidade homossexual masculina a partir da linguagem dos periódicos Snob e Lampião da Esquina.

Autores

Palavras-chave:

Imprensa, homossexuais, linguagem política.

Resumo

Este artigo almeja compreender o desenvolvimento e a discussão no que tange as homossexualidades[1] expostas nos periódicos Snob e Lampião da Esquina, escritos nas décadas de 1960 ao início da década de 1980. Pretende-se analisar de que forma era percebida e compreendida a homossexualidade através do contexto histórico e pessoal dos principais redatores. Logo, por meio da análise das linguagens políticas e da identificação do contexto linguístico vigente, iremos pontuar os principais debates provenientes de opiniões argumentativas que traziam discursos ideológicos com objetivo de transformar a perspectiva das homossexualidades no Brasil, ora discutida e proposta como uma relação entre os pares iguais, como ocorre no periódico Snob. E, ainda, como objeto de interações positivas necessitando reclamar seus espaços no poder – Lampião da Esquina.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karulliny Siqueira, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora de História do Brasil e regiona na Universidade Fderal do ESpírito Santo/ Ceunes. Departamento de Educação e Ciências Humanas.

Mauro Roberto Fonseca Dias, Graduado em História pela Faculdade Saberes -Vitória-ES

Graduado em História pela Faculdade Saberes -Vitória-ES

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

SIQUEIRA, K.; DIAS, M. R. F. “Buscando espaços, criando conceitos”: a construção da identidade homossexual masculina a partir da linguagem dos periódicos Snob e Lampião da Esquina. Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 355–375, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/92973. Acesso em: 19 abr. 2024.