As memórias de um imigrante alemão no Brasil: a História da família Strobel

Autores

  • Lourenço Resende da Costa SEED-PR e UFPR

Resumo

Na década de 1850, a Alemanha não havia concluído seu processo de unificação territorial e passava por períodos de tensões políticas. Nesse contexto, a família Christian August Strobel deixou Glauchau, na Saxônia, em direção ao continente americano. O livro Memórias de Gustav Hermann Strobel: relatos de um pioneiro da imigração alemã no Brasil, consiste em uma obra escrita por Gustav, filho de Christian, mas não restrita às suas reminiscências. O texto é uma importante fonte para estudos sobre a imigração alemã no Brasil. A obra, com nova tradução coordenada pelo professor Sergio Odilon Nadalin, permite perceber as dificuldades enfrentadas pelos pioneiros da imigração, germânica ou não, bem como a análise de táticas de inserção social na sociedade receptora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourenço Resende da Costa, SEED-PR e UFPR

Doutorando em História pela UFPR, Mestre em Históira pela UNICENTRO, professor de História pela SEED-PR. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

RESENDE DA COSTA, L. As memórias de um imigrante alemão no Brasil: a História da família Strobel. Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 603–608, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/90968. Acesso em: 29 mar. 2024.