Origens e desenvolvimento do Trotskismo nos Estados Unidos da América

Autores

  • Roberto Borges Lisboa Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Trotskismo, Communist Party, Estados Unidos da América

Resumo

Este artigo investiga as origens do Trotskismo nos Estados Unidos da América e seus primeiros desdobramentos. Ele perpassa pela constituição e desavenças do movimento comunista no país, pela ruptura de James Cannon e outros com o Communist Party e o trabalho de formação dos primeiros membros da Oposição de Esquerda, vinculada as ideias de Leon Trotsky. Depois, ele trata dos "dias de cão" da Communist League of America, o rompimento "definitivo" com o Communist Party, as greves de Minneapolis, a constituição do Workers Party e seus desdobramento no Socialist Party, o esgotamento dessa experiência e o surgimento e crise do Socialist Workers Party. Ou seja, o presente artigo aborda as décadas de 1920 e 1930 do movimento comunista estadunidense. Este com suas fragmentações e novas formatações no período. Portanto, busca-se evidenciar essa trajetória em meio a Grande Depressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Borges Lisboa, Universidade Federal de Santa Maria

Professor da Rede Municipal de Santa Maria - Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

LISBOA, R. B. Origens e desenvolvimento do Trotskismo nos Estados Unidos da América. Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 507–526, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/88865. Acesso em: 28 mar. 2024.