Dor, Sofrimento e Exorcismos: O Problema da Carne na Idade Moderna
Keywords:
História do Corpo, Possessão e ExorcismosAbstract
As possessões demoníacas foram uma questão de relevância religiosa, filosófica e médica na primeira metade do século XVII. Este artigo tem como objetivo trabalhar com alguns conceitos de Michel Foucault e Giorgio Agambem a fim de fundamentar alguns referenciais teóricos para a pesquisa sobre possessões demoníacas e rituais de exorcismo na Idade Moderna. De Foucault utilizo principalemente os quatro volumes de História da Sexualidade – sendo que o quarto e último foi publicado em 2018. De Agambem o livro O Uso dos Corpos, traduzido para o português em 2017. Igualmente importante é o primeiro volume de História do Corpo (2012). A partir destes referenciais, procuro desenvolver uma análise do corpo na perspectiva cristã da carne e do corpo no ritual de exorcismo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-08-13
How to Cite
MAIA BRAGA, G. E. Dor, Sofrimento e Exorcismos: O Problema da Carne na Idade Moderna. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 610–631, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/88568. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Articles
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.