Dor, Sofrimento e Exorcismos: O Problema da Carne na Idade Moderna

Autores

Palavras-chave:

História do Corpo, Possessão e Exorcismos

Resumo

As possessões demoníacas foram uma questão de relevância religiosa, filosófica e médica na primeira metade do século XVII. Este artigo tem como objetivo trabalhar com alguns conceitos de Michel Foucault e Giorgio Agambem a fim de fundamentar alguns referenciais teóricos para a pesquisa sobre possessões demoníacas e rituais de exorcismo na Idade Moderna. De Foucault utilizo principalemente os quatro volumes de História da Sexualidade – sendo que o quarto e último foi publicado em 2018. De Agambem o livro O Uso dos Corpos, traduzido para o português em 2017. Igualmente importante é o primeiro volume de História do Corpo (2012). A partir destes referenciais, procuro desenvolver uma análise do corpo na perspectiva cristã da carne e do corpo no ritual de exorcismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Elysio Maia Braga, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em História pela UFPR. Desenvolve pesquisa sobre possessões demoníacas e exorcismos na França moderna. Contato: gab.braga94@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

MAIA BRAGA, G. E. Dor, Sofrimento e Exorcismos: O Problema da Carne na Idade Moderna. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 610–631, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/88568. Acesso em: 28 mar. 2024.