“Querendo eu dar as Tropas Auxiliares dos meus reinos provas manifestas da minha real satisfação”: Um estudo sobre as reformas militares portuguesas da segunda metade do século XVIII
Keywords:
Reforma Militar, Império Português, Século XVIII.Abstract
O presente artigo, em linhas gerais, se propõe analisar o contexto histórico das reformas militares lusas, colocadas em prática a partir de uma série de atos oficiais da Coroa portuguesa (decretos, alvarás, leis, etc). Essas reformas ocorreram tanto no reino (Portugal), assim como nas capitanias que compunham o chamado Império Português em África, Ásia e América, ao longo da segunda metade do século XVIII. Partiremos de uma análise bibliográfica de historiadores/as brasileiros/as e portugueses/as que nos permitam compreender tal contexto e quais reformas foram estas. Dedicaremos ao longo deste texto, uma atenção especial as reformas sobre as chamadas Tropas Auxiliares, que, a partir do Decreto de 7 de Agosto de 1796, passaram a ser designadas Corpos de Milícias.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.