Estratégias de Inserção e Diversificação Econômica Entre os Pequenos e Médios Cafeicultores de Ribeirão Preto/SP (1889 – 1914)

Autores

  • Ulysses de Paiva Faleiros Neto
  • Carlo Guimarães Monti Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Palavras-chave:

Cafeicultura, Estratégias Econômicas, Ribeirão Preto/SP.

Resumo

O presente artigo busca analisar as estratégias econômicas operadas por indivíduos, pequenos e médios cafeicultores, no município de Ribeirão Preto/SP. Os estudos sobre o tema abordado trataram em grande medida das relações econômicas oriundas dos grandes cafeicultores e relacionadas as grandes propriedades, deixando de lado análises relativas ao grupo supracitado. Através da historiografia e da documentação disponível, buscamos analisar a formação do município em torno do complexo cafeeiro, após, identificamos as estratégias econômicas que foram usadas no período por indivíduos de poucas ou médias posses. O cruzamento das diversas fontes, nos possibilitou vislumbrar aspectos econômicos relativos a produção agrícola relacionada ao café, ao comércio urbano e ao crédito hipotecário do cotidiano econômico destes sujeitos. Tal análise nos permitiu relacionar essas diversas práticas econômicas (comércio, cafeicultura e crédito), o que nos revelou estratégias de inserção e manutenção na economia cafeeira próprias de um grupo ainda pouco abordado pela historiografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ulysses de Paiva Faleiros Neto

Graduado em História e especialista em História do Brasil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Atualmente é aluno na especialização A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno da Pontifícia Universidade Católica. É professor da rede privada e rede SESI de ensino em Ribeirão Preto/SP.    

Carlo Guimarães Monti, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Professor adjunto do Curso de História/ICH e do Mestrado Profissional em ensino de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutor em história pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP).

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

FALEIROS NETO, U. de P.; MONTI, C. G. Estratégias de Inserção e Diversificação Econômica Entre os Pequenos e Médios Cafeicultores de Ribeirão Preto/SP (1889 – 1914). Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 508–536, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/87787. Acesso em: 19 abr. 2024.